segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Vestibular da Uerj é realizado sem incidentes apesar de ocupação da reitoria

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) aplicou a segunda etapa do vestibular, hoje (14), sem incidentes, apesar da ocupação da reitoria por estudantes.

Durante quase todo o período da prova, com início às 8h e término ao meio-dia, alguns estudantes grevistas** distribuíam panfletos, na entrada do campus, dirigidos aos vestibulandos para explicar o motivo da ocupação e pedir apoio.

Ontem (13), depois de uma reunião entre os grevistas** e a direção da universidade, ficou acordado que os alunos não prejudicariam a realização da prova.

Os alunos estão acampados no gabinete do reitor da universidade desde o dia 9 e não há previsão para a desocupação, segundo o porta-voz do grupo, Rafael Tristão. Ele acusa a reitoria e o governo do Estado de não estarem dispostos a negociar.

“A gente tem até sentado para conversar, mas até agora não houve nada de concreto que demonstrasse que seremos atendidos”, disse Rafael.

Uma nova reunião foi marcada para amanhã (15) com a reitoria e, na quarta-feira (17), o grupo se reunirá com o Secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

A maior reivindicação dos manifestantes é o repasse de 6% da verba do estado para a Uerj, previsto por lei. Segundo os alunos, a lei não está sendo cumprida. O grupo também exige a construção de um restaurante universitário, o aumento nas bolsas de monitoria e a contratação de novos professores por meio de concurso público.

**Nota do Blogger: Nem todos os ocupantes são a favor da greve.

Nenhum comentário: