sábado, 12 de novembro de 2011

NOTA PÚBLICA SOBRE OCUPAÇÃO POLICIAL DA ROCINHA

Nós, entidades da Rocinha e organizações da sociedade civil do Rio de Janeiro, manifestamos a todos nossa preocupação com a situação que a Rocinha enfrenta neste momento. Exigimos do Governo do Estado e do Governo Federal que garantam que a ocupação policial de amanhã seja feita com total respeito aos direitos dos moradores e de suas famílias.

Há cerca de um ano, durante a ação da polícia no Complexo do Alemão, com apoio e participação das Forças Armadas, diversos crimes e abusos foram praticados por agentes públicos, no exercício de suas funções. No entanto, governantes, parlamentares, meios de imprensa e outras entidades ignoraram as denúncias feitas por moradores e por organizações da sociedade civil, e comprovadas posteriormente com a investigação feita pela Polícia Federal. Ainda hoje, casos de violações de direitos cometidas por soldados do Exército têm sido documentados no Alemão.

Acreditamos que todas as favelas e comunidades pobres do Rio de Janeiro têm o direito a uma vida com segurança plena garantida pelo Estado. No entanto, a presença estatal, obviamente, deve ser feita com o respeito absoluto a todos os direitos dos cidadãos que sempre viveram na Rocinha, e que não podem ser tratados como criminosos.

Estaremos atentos e não vamos tolerar:
  • invasão da casa de moradores sem mandado judicial;
  • abordagem policial truculenta;
  • agressões, espancamentos e execuções sumárias;
  • prisões arbitrárias, feitas sem qualquer prova;
  • extorsão e roubo feita por grupos de policiais criminosos.

Esperamos ainda que os meios de imprensa cumpram seu dever de fiscalização da atividade policial e façam uma cobertura que relate com fidelidade e equilíbrio o momento delicado pelo qual as famílias que moram na Rocinha passam, não omitindo as denúncias dos moradores nem baseando-se exclusivamente na versão das autoridades policiais, como infelizmente a maior parte dos veículos de comunicação procedeu por ocasião da ocupação dos Complexos do Alemão e da Penha.

Lembramos, por fim, que não acreditamos que a paz seja alcançada através da violência. Exigimos que a cultura da favela seja respeitada e que os direitos a educação, saúde, moradia, entre outros, sejam encarados como prioridade pelos governos.

As entidades e organizações abaixo assinadas estão atentas e comprometem-se a receber e dar ampla divulgação a todas as denúncias comprovadas, de quaisquer violações de direitos que venham a ser cometidas na planejada ocupação.

3 comentários:

PEDRO RICARDO MAXIMINO disse...

Queridos amigos DPQ.
A CHAMA DPQ PERMANECE VIVA EM NOSSOS CORAÇÕES.

PEDRO RICARDO MAXIMINO

Comentários do cotidiano.

Gostaria de publicar meus comentários para que sejam debatidos.

CARIOCA – 22.11.2011

As UPPs dispararam a expeculação nas favelas nobres.

Os moradores, não traficantes, não suportarão a elevação do custo de vida e venderão seus imóveis e correrão para a vida sofrida e explosiva dos subúrbios cariocas.

Em Campo Grande, por exemplo, não cabe mais nenhum carro.

Dá-lhe condomínios sem planejamento urbanístico.

Ninguém mais sai do lugar.

ESPANHA 2.0 – 22.11.2011
A Espanha endividada, com bolha imobiliária estourada e com todas as bolhas de crédito traduzidas na crise que chutou o Zappatero (que se dizia socialista), é o Brasil no futuro.

Estamos seguindo o mesmo caminho.

Crédito irresponsável, endividamento, bolhas, bolhas, bolhas, crescendo até estourar.

FLUMINENSE – 22.11.2011

A Chevron safada causou o vazamento furando além do permitido nos contratos, catando o nosso pre-sal.

Esses filhos da puta têm que ser punidos exemplarmente por virem aqui emporcalhar o que temos de melhor, o ambiente marinho e da bela costa fluminense!!!!

EUSEI (desculpe, mas não podia perder a piada)- 22.11.2011

O Lula era o F(HC)reddy Krueger disfarçado

Agora, de capa preta e chapelão típico, ele tirou o disfarce!

TOVENOTUDO – 22.11.2011

A ditadura militar egípcia continua massacrando geral!

O autocrata sírio mata, mata, mata e mete o pau!

As prioridades no oriente médio são econômicas e jamais humanitárias!!!!

PARAPARABÉNS – 22.11.2011

Há ainda mais para-atletas nas nossas ruas saturadas de tantos obstáculos para os desrespeitadíssimos deficientes.

Sem grana para o carro adaptado então, fica impossível se locomover na cidade que não tem estrutura nenhuma nem para dar conta dos não deficientes.

Todos somos deficientes físicos, ao menos em potencial. Basta um minuto, um acidente, muito provável em nossos números de guerra no trânsito.

PEDRO RICARDO MAXIMINO

www.tribunadainternet.com.br

Anônimo disse...

Fala Sério.
A Rocinha até a pouco tempo estava fora do "mapa" do Estado.
Relamente admitimos que houve violação de alguns Direitos para preservação de outros; É preciso ter bom senso e mensurar as consequências.

Rafael Gomes disse...

Companheiros,
Confiram o vídeo feito pela equipe do jornal A Nova Democracia com imagens exclusivas da ocupação do Complexo da Rocinha pela polícia.

http://www.youtube.com/watch?v=y-ySTmqyD8s&feature=player_embedded