sexta-feira, 24 de abril de 2009

Debate sobre legalização das drogas


LEGALIZAÇÃO DAS
DROGAS

chega de guerra aos pobres!
DEBATE com:
Marcelo Yuca (Músico e ex-baterista do Rappa)
Daniel Sarmento (Professor da Faculdade de Direito da UERJ)
Luiz Eduardo Soares (Antropólogo e Professor da UERJ)
Orlando Zaccone (Delegado da Polícia Civil)
Renato Cinco (Sociólogo e organizador da marcha da maconha)

Dia: 28/04 (terça) – 19h no auditório 71 - 7º andar -
UERJ
Organização:
“A visão seletiva do sistema penal para adolescentes infratores e a diferenciação no tratamento dado aos jovens pobres e aos jovens ricos, ao lado da aceitação social que existe quanto ao consumo de drogas, permite-nos afirmar que o problema do sistema não é a droga em si, mas o controle específico daquela parcela da juventude considerada perigosa. Os relatórios e processos dos agentes do sistema são bastante claros quanto a isso. São pouquíssimos os casos de análise do ponto de vista da droga em si. Em geral os processos se relacionam às famílias “desestruturadas”, às “atitudes suspeitas”

(...)

O processo de demonização do tráfico de drogas fortaleceu os sistemas de controle social, aprofundando seu caráter genocida. O número de mortos na “guerra do tráfico” está em todas as bancas. A violência policial é imediatamente legitimada se a vítima é um suposto traficante.

O mercado de drogas ilícitas propiciou uma concentração de investimentos no sistema penal, uma concentração dos lucros decorrentes do tráfico e, principalmente, argumentos para uma política permanente de genocídio e violação dos direitos humanos contra as classes sociais vulneráveis: sejam eles jovens negros e pobres das favelas do Rio de Janeiro, sejam camponeses colombianos, sejam imigrantes indesejáveis no Hemisfério Norte.”


(Vera Malaguti Batista. Difíceis Ganhos Fáceis: Drogas e Juventude Pobre no Rio de Janeiro. Editora Revan)

Nenhum comentário: