terça-feira, 1 de julho de 2008

Relações de gênero em debate na UERJ




O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e o Núcleo de Estudos sobre Desigualdades Contemporâneas e Relações de Gênero (Nuderg) realizarão, nos dias 14 e 15 de julho, o curso de extensão “Gênero, relações familiares e direitos: histórico e tendências”, no campus do Maracanã.

Pesquisadores da Uerj e de instituições convidadas, como UFRJ, IBGE e a organização não-governamental Cepia, irão discutir as relações de gênero na sociedade contemporânea sob os pontos de vista da cultura, poder, religião, gerações, família, trabalho e Direito. O curso será realizado na sala RAV 94, no 9º andar do Pavilhão Reitor João Lyra Filho, bloco F, campus do Maracanã, de 9h às 18h.

A professora Felícia Picanço, uma das coordenadoras do curso, destaca que a questão de gênero passou da luta por espaços na esfera pública para a discussão dos espaços que são ocupados e a forma como isso ocorre. “A questão, hoje, deixa de ser centrada apenas na mulher e nas demandas por ocupar os espaços e passa a enfocar as relações entre homens e mulheres nesses espaços”, diz. Segundo Felícia, a universidade tem o papel de produzir conhecimento sobre esse processo para estimular o debate na sociedade e influenciar as políticas públicas da área.

Os interessados em participar do curso devem enviar e-mail para nuderg.inscricao@gmail.com
até o dia 4 de julho solicitando a ficha de inscrição. Os participantes receberão certificados.

2 comentários:

Salete Maria disse...

Sugiro ler o blog WWW.cordelirando.com
traz cordeis sobre direitos de mulheres e homossexuais

Salete Maria disse...

caso desejem, ouçam este poema MULHERES FAZEM, de nossa autoria que ta no blog
www.cordelirando.blogspot.com

para ouvir visite este site
http://www.recantodasletras.net/audios/poesias/13025
abraço
salete maria