terça-feira, 1 de julho de 2008

CULTURA POPULAR


Em alta, Saci contrapõe Raloim

Um espectro insiste em rondar a cultura. É o Saci, que teima em dar nós na crina da indústria cultural. O saci renasce como símbolo de resistência às festas de Dia das Bruxas que tomam conta do país.

O saci renasce como símbolo de resistência à invasão pasteurizada e orquestrada. É cultura popular, essencial à identidade de um povo. Na simpática figura do travesso perneta e de seus amigos, Curupira, Boitatá, Iara, entre outros, crescem as manifestações contra-hegemônicas que resistem ao apagamento, no imaginário do povo, da tradição oral. Diz o Manifesto do Saci (leia íntegra aqui) que “a história de todas as culturas até hoje existentes é a história de opressores e oprimidos. Hoje, como ontem, o Saci apóia, em qualquer lugar e em qualquer tempo, qualquer iniciativa no sentido de contestar a arrogância, a prepotência e a destruição de que é portadora a indústria cultural do império”.

Dia do Saci

Com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil, foi criado em caráter nacional, em 2005, o Dia do Saci ( 31 de outubro). Uma forma de valorizar mais o folclore nacional, diminuíndo a influência do cultura norte-americana em nosso país.


Adaptado da Agência Carta Maior
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=12679

Um comentário:

Salete Maria disse...

vejam meu blog www.cordelirando.blogspot.com
é sobre literatura de cordel, direitos e temas transversais
beijos