sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

FUNDADOR DO WIKILEAKS É PRESO E TEM SUAS CONTAS CONGELADAS

Da redação

O australiano de 39 anos fundador do WikiLeaks, Julian Assange, deve ficar preso até o dia 14 de dezembro por decisão de um tribunal em Londres. Detido por um suposto caso de estupro na Suécia, Assange teve seu pedido de fiança negado pela justiça, segundo informações de agências internacionais.


Em entrevista ao Opera Mundi, Assange afirmou que “é fascinante ver os tentáculos da elite norte-americana corrupta. De certo modo, observar essa reação é tão importante quanto ver o material que publicamos. A Paypal e a Amazon congelaram nossas contas por razões políticas”.

Desde que o site começou a publicar telegramas diplomáticos confidenciais dos Estados Unidos, o WikiLeaks já teve seu domínio original (wikileaks.org) derrubado pelo provedor EveryDNS e suas contas foram congeladas, inclusive algumas que recebiam doações para o projeto.

De acordo com a agência AFP, o secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, celebrou a notícia sobre a prisão de Assange. "Ainda não estava sabendo, mas me parece uma boa notícia".

Pelo Twitter, o WikiLeaks informou que seguirá com suas atividades: "As ações de hoje (terça-feira) contra nosso editor chefe Julian Assange não afetarão nossas operações: divulgaremos mais telegramas esta noite, como de costume". O site está funcionando no domínio wikileaks.ch

O WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica na internet posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas sobre temas relevantes.


* Texto extraído da revista virtual de Caros Amigos.

2 comentários:

Thais Martinelli disse...

Excelente tema a ser tratado, quanto ao cerceamento da liberdade de expressão e a prisão oportunista do criador do Wikileaks. Interessante citar a repercussão internacional quanto ao caso. Defensores de Assange já hackearam sites de empresas que boicotaram a fonte das receitas do site, como Visa e Mastercard. O Presidente Lula também se manifestou e critica prisão de fundador do site WikiLeaks, veja: http://www.youtube.com/watch?v=QlrZj8AFMsE

Ítalo Aguiar disse...

Lula poderia aproveitar seu afã republicano e tratar sobre a abertura dos arquivos da ditadura